Ambiental Geologia

Mineração

A mineração é um dos segmentos da economia mais importantes e evidentes no nosso dia-a-dia. Podemos ver o resultado desta atividade econômica em nossas casas, escolas, hospitais e obras de infra-estrutura (onde ela está representada pelos produtos utilizados na construção civil, tais quais tijolos, pisos e revestimentos - provenientes da extração de argila, concreto e argamassas - provenientes da extração da areia, rocha britada e cimento (calcário), vidros - provenientes da extração de areia quartzosa, e muitos outros). Está evidente no setor de transportes (representada pelos combustíveis e outros derivados do petróleo e metais), agricultura (representada pelos adubos e calcário) e até mesmo na alimentação (representada pela mineração de água mineral).

Assim, consideramos de extrema importância o fomento da atividade minerária, como forma de desenvolvimento econômico da nação.

Planejamento de lavra

A Ambiental Geologia conta com profissionais capazes de realizar o planejamento de lavra da sua mineração. Nossos serviços vão desde o modelamento da sua jazida, com a análise de reservas e recursos (georeferenciamento, definição de volumes, quantificação e qualificação do minério) até a determinação do melhor plano de lavra que considere as restrições físicas, geológicas, operacionais, ambientais, legais e econômicas, bem como a estratégia da empresa. Para isto, oferecemos os planejamentos de longo, médio e curto prazo.

Planejamento de longo prazo - envolvendo a vida útil da jazida, com o melhor aproveitamento das reservas conhecidas;

Planejamento de curto / médio prazo - com o estudo detalhado de custos operacionais, despesas e planos de produtividade e melhoria de processo.

Projeto e dimensionamento de UBM

Todo empreendimento minerário depende de diversos fatores para seu sucesso: cenário econômico, reservas minerais, distância do mercado consumidor, entre outros.

Muitas vezes, porém, o correto dimensionamento dos equipamentos e operações de beneficiamento pode determinar o sucesso de uma mineração. Uma usina de beneficiamento eficiente pode significar uma considerável redução dos custos relacionados à geração de rejeito e disposição destes materiais, melhoria da qualidade e consequentemente aumento do valor do produto final, culminando num aumento da competitividade e lucratividade da empresa.

Prospecção e pesquisa mineral

Prospecção e pesquisa mineral são atividades fundamentais para a implantação de qualquer empreendimento minerário. Juntamente com o planejamento de lavra, representam um investimento relativamente pequeno se comparado ao custo total do negócio. Ao mesmo tempo em que possibilitam o aproveitamento racional da jazida, permitem o gerenciamento das operações com resultados mais lucrativos e competitivos no setor, fatores essenciais para a permanência de qualquer empresa no mercado.

Devido a pouca importância dada à prospecção e pesquisa geológica, freqüentemente encontram-se empreendimentos minerários instalados e abandonados em locais que, caso tivessem sido alvos de estudos geológicos criteriosos, seriam considerados impróprios à implantação.

Os serviços prestados pela Ambiental Geologia compreendem todas as fases da pesquisa mineral, que costuma se dividir em três etapas distintas. A primeira etapa, cujo objetivo é selecionar as regiões de maior interesse para detalhamento posterior, engloba atividades como avaliação preliminar do potencial de áreas, interpretação de fotografias aéreas e sensoriamento remoto, geoprocessamento e mapeamento geológico. As áreas pré-selecionadas como as de maior interesse são alvo de detalhamento na segunda etapa, na qual são executadas atividades como planejamento e execução de sondagens e caracterização tecnológica de minérios, entre outros. A última etapa, na qual são feitos o cálculo de reservas e o modelamento numérico, visa avaliar os depósitos minerais encontrados e detalhados nas etapas anteriores.

Calculo de reservas

O cálculo de reservas minerais é um dos passos mais importantes de um projeto de mineração, afinal, é o um dos fatores que irá determinar a viabilidade econômica de um empreendimento minerário. Segundo o Código de Mineração, são definidas três classes de reservas minerais: Reserva Medida, Reserva Indicada e Reserva Inferida, em virtude da densidade e da qualidade de dados obtidos durante os trabalhos de pesquisa mineral.

Quanto maior a densidade e melhor a qualidade dos dados adquiridos, maior será a confiabilidade dos resultados obtidos.

Uma reserva mineral nunca é calculada de forma matemática exata, devido a uma série de fatores, como a qualidade dos dados obtidos na pesquisa mineral, a densidade da malha de sondagem, a precisão dos ensaios de laboratório, etc. Assim, o cálculo de reservas é, na verdade, uma estimativa. Portanto, é de extrema importância a escolha do método ideal de cálculo para cada depósito, de maneira que o resultado obtido seja o mais fiel possível à realidade, visto que a viabilidade econômica da lavra de um depósito é diretamente afetada pela reserva mineral que ele contém.

Nesse contexto, a Ambiental Geologia prima pelo rigor técnico nas questões envolvendo cálculos de reservas minerais, aliando a experiência de seus técnicos com a constante atualização dos métodos de cálculo e tecnologias existentes, com o objetivo de minimizar a margem de erro intrínseca e aumentar a confiabilidade dos dados obtidos.

Características dos minérios

Na execução dos projetos a AMBIENTAL GEOLOGIA se utiliza do conceito de caracterização tecnológica de matérias-primas minerais como ferramenta para pesquisa mineral, planejamento de lavra e beneficiamento. Através da realização de ensaios e análises laboratoriais específicos para cada tipo de minério, obtêm-se as características mineralógicas, químicas e físicas que balizarão o aproveitamento econômico da jazida. Todos os ensaios e análises seguem os procedimentos e critérios exigidos pelas normas técnicas vigentes e os resultados são discutidos com base na bibliografia existente sobre o bem mineral pesquisado.

Para os estudos mineralógicos, texturais e das microestruturas das rochas é feita uma análise petrográfica através de lâminas delgadas e microscopia óptica.

Os procedimentos adotados nos trabalhos de campo e amostragem e as parcerias com laboratórios reconhecidos garantem confiabilidade aos resultados obtidos e permitem uma avaliação condizente com o minério estudado.

Fotogeologia e sensoriamento remoto

A interpretação geológica da crosta terrestre a partir de fotografias aéreas ou (fotogeologia) e o processamento e análise de imagens obtidas através de sensores aerotransportados ou orbitais (sensoriamento remoto) permite a avaliação das áreas pesquisadas e potencialmente mineralizadas e o planejamento das demais atividades de mineração e geologia ambiental.
Estas ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos de mapeamento geológico, avaliações geotécnicas, levantamentos hidrológicos, prospecção mineral e controles ambientais.

Mapeamento geológico

O mapeamento geológico é uma ferramenta imprescindível para a mineração. Além de possibilitar a identificação dos depósitos minerais, auxilia na escolha dos locais mais apropriados para a abertura de uma mina. O mapeamento geológico, aliado ao planejamento de lavra, visa à otimização das atividades de lavra, pois fornece informações básicas acerca do modo de ocorrência do minério, sua distribuição geográfica, variação dos teores, relação estéril/minério, presença de descontinuidades, entre outras. Essas informações são de extrema importância pois fornecem subsídios para o direcionamento das atividades durante a vida útil do empreendimento.

A AMBIENTAL GEOLOGIA conta com uma equipe de geólogos amplamente qualificada para realização de mapeamentos geológicos, fornecendo ao empreendedor maior confiabilidade dos dados e segurança na tomada de decisões.

Modelamento numérico

A AMBIENTAL GEOLOGIA conta com uma equipe de geólogos amplamente qualificada para realização de mapeamentos geológicos, fornecendo ao empreendedor maior confiabilidade dos dados e segurança na tomada de decisões. No campo da geologia aplicada, o modelamento numérico da jazida permite uma análise da geometria do depósito, fundamental para o planejamento de lavra e aproveitamento racional da jazida.

Execução de sondagens

Sondagem é um método investigativo que tem como objetivo fornecer informações sobre o perfil do solo e as rochas em subsuperfície. Na pesquisa mineral, as sondagens têm como principal objetivo fornecer dados referentes ao depósito mineral, que sejam passíveis de interpretação. Assim, dependendo do modelo genético da jazida, diversos métodos de investigação são propostos e a escolha do mais adequado é um fator primordial na avaliação das reservas. A escolha do método de investigação é função direta das características do depósito que se pretende estudar e do orçamento previsto para tal investigação.

O planejamento e execução de sondagens são indubitavelmente necessários ao aproveitamento racional de jazidas e ao gerenciamento das operações necessárias à extração, beneficiamento e comercialização de minérios. Tais práticas garantem resultados lucrativos e competitividade, fatores essenciais à permanência de novos empreendimentos no mercado.
A equipe de geólogos da Ambiental Geologia possui vasta experiência no planejamento e acompanhamento de sondagens e contratação de pessoal especializado, oferecendo aos seus clientes soluções que visam aliar as melhores técnicas aos melhores custos.

Prospecção de jazidas e avaliação do volume mineral

A prospecção de jazidas agrupa uma série de atividades que visa à descoberta de corpos mineralizados. Em linhas gerais a prospecção mineral é realizada em três etapas sucessivas. A primeira fase envolve o reconhecimento geológico para seleção de alvos; na segunda fase são feitos estudos detalhados dos alvos; e por fim, na última fase, o alvo é avaliado em termos econômicos.

O potencial mineral de uma determinada área atrela-se a três fatores essenciais referentes à:

Probabilidade de ocorrência do jazimento mineral, condicionada pela existência de um modelo geológico compatível;

Existência de mercado consumidor para a substância a ser produzida; e Logística de transporte do bem mineral, (rede hidroviária, rodoviária, ferroviária, etc.).

Os estudos de potencial mineral executados pela Ambiental Geologia têm como diferencial além da identificação de áreas potencialmente mineralizadas, a apresentação de alternativas estratégicas para o cliente.

 Home  I  Empresa  I  Serviços  I  Links  I  Localização  I  Contato 

Licenciamento Ambiental I Invest. Ambiental I Avaliação de Risco I Remediação I Monitoramento I Estudo Hidrogeoambiental I Outorgas Uso de Águas I Mineração

Rua Mato Grosso, 2342 – Centro – Cascavel - Paraná - Fone / FAX: (45) 3222-5707

© Copyright 2011 - Ambiental Geologia - Todos os Direitos Reservados -  Softguia Desenvolvimento Web