Ambiental Geologia

Estudo Hidrogeoambiental

RAP (Relatório Ambiental Preliminar)

O Relatório Ambiental Preliminar (RAP) é um estudo qualitativo, realizado por uma equipe de especialistas (biólogos, geólogos, advogados, etc.), abrangendo os impactos a serem causados. O relatório ambiental preliminar é um instrumento de análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades considerados causadores de degradação ambiental potencial ou efetiva.

No relatório ambiental preliminar é feito um diagnóstico, onde se caracterizam o empreendimento e a situação do meio ambiente: física, biológica e socioeconômica. Já a etapa de prognóstico irá caracterizar com base nos dados coletados e estudos realizados, a situação futura do local, com e sem o empreendimento e, finalmente, os impactos ambientais propriamente ditos, além das medidas necessárias à mitigação e compensação.

Este estudo do relatório ambiental preliminar servirá de base para a análise do órgão ambiental na emissão de Licença Prévia (LP), ou eventual solicitação de EIA-RIMA, caso seja verificado potencial impactante significativo.

A Ambiental Geologia está preparada para conduzir o relatório ambiental preliminar, incluindo a seleção e coordenação de equipe multidisciplinar especializada para cada tipo de empreendimento de modo a alcançar uma qualidade técnica diferenciada. O relatório ambiental preliminar proporciona uma aprovação mais rápida e um início de implantação mais breve do empreendimento.

Estudo Hidrogeológico

Determina o fluxo preferencial da água subterrânea para avaliação e futura disposição de tanques subterrâneos e outros equipamentos em novos empreendimentos.
Elabora-se um mapa potenciométrico que representa a área estudada.

Ensaio de infiltração

Permite a avaliação da capacidade de percolação da água no subsolo através da metodologia indicada na NBR 13969/97.

PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)

Procedimentos destinados a orientar boas práticas de gestão de resíduos, tais como correto acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final. Este processo permite o reaproveitamento de diversas matérias-primas, bem como orienta destinos alternativos a resíduos que possam ser reutilizados e reciclados por terceiros, aumentando a lucratividade, gerando recursos, empregos, desenvolvimento sustentável e reduzindo custos.

Plano de Controle Ambiental

O Plano de Controle Ambiental – PCA, de acordo com CONAMA 009/90, é um estudo que apresenta os projetos executivos de minimização dos impactos ambientais avaliados na fase da Licença Prévia - LP.
Hoje, o PCA também é utilizado como instrumento de licença ambiental de outros ramos de atividades com potencial poluidor. Consiste basicamente na caracterização do empreendimento através dos levantamentos de uma equipe multidisciplinar contendo os aspectos físicos, químicos, biológicos e socioeconômicos da propriedade. Estes estudos servem de subsídios para os levantamentos dos impactos ambientais e a elaboração dos programas de mitigação e minimização dos impactos ambientais significativos.

A Ambiental Geologia, por meio de sua equipe multidisciplinar, realiza os levantamentos necessários de acordo com o termo de referência do órgão ambiental pertinente. Baseado nos levantamento de campo e estudos bibliográficos referente a área do empreendimento, a Dorsal desenvolve os programas ambientais necessários de acordo com a viabilidade de implementação, tornado-os coerentes com as diretrizes da empresa, como: missão, valores e a sua realidade ambiental e econômica.

 Home  I  Empresa  I  Serviços  I  Links  I  Localização  I  Contato 

Licenciamento Ambiental I Invest. Ambiental I Avaliação de Risco I Remediação I Monitoramento I Estudo Hidrogeoambiental I Outorgas Uso de Águas I Mineração

Rua Mato Grosso, 2342 – Centro – Cascavel - Paraná - Fone / FAX: (45) 3222-5707

© Copyright 2011 - Ambiental Geologia - Todos os Direitos Reservados -  Softguia Desenvolvimento Web